17 de agosto de 2015

Regrinhas amigáveis, Taxonomia 2.0

Olá meus queridos amigos, como vão as coisas? tudo em cima? em cima só o teto gato.
Na postagem cronológica passada, eu introduzi a vocês o que é a Taxonomia, origens, finalidade. No episodio de hoje irei listar algumas das regrinhas taxonômicas de identificação do ser nessa grandiosa classificação. Antes de mais nada gostaria de pedir que não deixe de ler as postagens anteriores para não se sentir perdido aqui.Primeiro de tudo, porque existe regras nos nomes dos seres? Bem, você consegue imaginar a imensidade das diversidades culturais de cada estado? Imagina que em cada um deles, o ser X tenha inúmeros nomes urbanos ou típicos da região. Em MG poderia ser chamado de XUAI, em SP pode ser apelidado como Xrrr sim eles puxam o R, já no Rio Grande do Sul poderia ser denominado XAICOMOTOBANDIDA e claro no Espirito Santo seria exclamado como toXo, etc. São muitos nomes dados em diversas regiões e para que não ocorra essa diferença na hora de pesquisar o ser, eles unificaram um nome cientifico para cada ser catalogado.

Primeira regrinha básica: Todo nome deve ser escrito em ITÁLICO ou com um traço em baixo sublinhando-o.
Segunda: Nome deve estar em Latin.
Terceira: A nomenclatura é Binominal -existem exceções, calma, irei falar mais- porém, nunca um nome só, sempre dois.
Quarta: Na nomenclatura o primeiro nome é do gênero escrito com letra maiúscula já a segunda é descrita pela especie e em minuscula. Tudo certo até aqui?
Quinta: Agora começa as exceções que fogem a regra padrão, quando a especie tem subgênero na nomenclatura é colocado entre parenteses. Ex:. Anopheles(Nysorhincus) darling.
Sexta: Ela também pode apresentar subespécie, como no caso da Crotalus terrificus terrificus vulgo, Cascavel. Sim meus amiguinhos, aquela cobra legal que você via direto no desenho do Pica-Pau.

Que eu me lembre são essas regrinhas, fácil né? Pois bem, se você conhece alguma regra que não foi listada, comente abaixo, e não percam o próximo capitulo desse estudo taxonômico, onde irei comentar superficialmente sobre os CINCO reinos da taxonomia. É isso ai, e até a próxima,tchau.              



Nenhum comentário:

Postar um comentário