Greetings, readers! Chegou a vez do sr. Inglês postar de novo depois de tirar férias de 1 trimestre apenas. Verdades brincadeiras a parte, vamos aprender um complemento da parte do reino fungi e bactéria que já foi apresentada, porém considero bastante interessante ser ressaltado: a fermentação.
Um processo biológico natural feito pelas bactérias e alguns fungos para obter nutrientes e energia, a fermentação no geral não utiliza oxigênio e ocorre no citoplasma das celulas. A parte que nos convém é oriunda das indústrias: algumas delas utilizam do processo para obtenção de alimentos, como iogurtes, bebidas alcoólicas, pão, vinagre, etc.
No que diz respeito ao tema da postagem, abordaremos a fermentação alcoólica; produzida por fungos chamados de leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae, este tipo de fermentação é anaeróbico, ou seja, não há participação de oxigênio. Apesar do nome, também é realizada na produção de pães, sim, isso mesmo que você sr. leitor acabou de receptar no cérebro: os pães que você come em casa são produzidos por fungos.
E como ocorre este processo? As leveduras fermentam açúcares, produzindo álcool etílico (etanol) e gás carbônico. No processo de fermentação, a substância original - normalmente glicose - é transformada em duas moléculas de ácido pirúvico, que posteriormente são transformados em etanol, onde neste ultimo processo, acabam liberando duas moléculas de CO2 (gás carbônico).
A indústria então utiliza-se dos dois produtos resultantes da fermentação: o gás carbônico para a produção dos pães e o álcool etílico para a produção de bebidas como vinho, cerveja, etc.
Pois então amigos, encerro por aqui com essa breve explicação. Ainda que não pareça, essa informação costuma aparecer de vez em quando em vestibulares, então antes que pense, sim, você vai usá-la em algum momento da vida. Obrigado, e de nada. 'Till next time!
3 de dezembro de 2015
Reino Fungi: Fermentação Alcoólica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário