2 de dezembro de 2015

Reinos: protista e fungi

Olá queridos leitores, tudo bem? Sei que estava sumido, e sei também que estavam com saudade, mas hoje estou aqui, de volta as origens, para transmitir à vocês, um pouco mais de conhecimento sobre o incrível mundo da biologia. Pois bem, chega de blablabla, e vamos ao que interessa. Hoje meu papo com vocês é sobre dois reinos da biologia, o protista e o fungi.
Primeiramente, o que são os protistas? São os protozoários, dããã. São seres vivos (ou não) unicelulares e eucariontes, sendo assim, possuem um núcleo individualizado e diversas organelas membranosas. "Ta bom, não entendi nada"... o que você precisa saber é que são os protozoários e as algas unicelulares, mas grava isso ai em cima para o vestibular. Os protozoários são seres heterótrofos, ou seja, não são autótrofos não produzem seu próprio alimento. Essas criaturinhas podem formar colônias, ou serem alones viverem isolados, ter a vida livre ou também podem se associar a outros organismos, e alguns podem ser parasitas, inclusive de nós, seres humanos. A célula dos protistas é extremamente complexa, pois é somente ela (única) que realiza TODAS as funções desses organismos, tão importante que se assemelha às células de animais e plantas. Sua reprodução acontece de forma semelhante a das bactérias, a tão conhecida, bipartição (ou divisão binária), e eles podem ser classificados quanto à sua forma de locomoção. É muito simples, os rizópodes se locomovem por pseudópodes (pseudo-pés=pés falsos), os ciliados através de cílios, claro, assim como os flagelados através de flagelos e por fim, os esporozoários que não possuem sistema de locomoção, viu, muito fácil. Atualmente, existem aproximadamente 60.000 espécies de seres vivos que pertencem a esse reino.

O segundo (e último) reino, é o reino fungi, que assim como o outro, é seu parça tem um nome bem sugestivo. Bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu, são os fungos famosinhos mais populares. Eles são, em sua maioria, seres macroscópicos, e possuem importante função ecológica, econômica, mas também nos trazem prejuízos. Os fungos são formados por hifas, que são células filamentosas que formam uma espécie de rede denominada micélio, que se estende até o alimento para fazer a absorção de seus nutrientes. Segundo isso, podemos então deduzir, que apesar de os cogumelos parecerem plantinhas, eles de maneira nenhuma, devem ser comparados à tais, pois não fazem fotossíntese. Sua reprodução pode ocorrer de forma sexuada, como fazem os conhecidos champignons, ou de forma assexuada, como fazem alguns fungos terrestres. Vale lembrar um fato importante: quando estamos em casa, e não há absolutamente NADA para comer, e sem querer você encontra aquele pão velho no fundo do armário, cheio de bolor, a primeira coisa que você pensa é "vou tirar essa parte feia, e comer isso aqui mesmo, que é o que tem pra hoje". Com certeza, em algum momento da sua vida, você já fez ou ainda faz esse tipo de coisa. Pois bem, esqueça isso, deixa isso no seu passado obscuro, pois depois de ler esse post, você está ciente de que os fungos possuem as hifas, como já foi dito. Ou seja, não é só aquela parte verde ou branca do seu pão, que está com o fungo, as hifas estão por TODO o seu pão, e isso pode trazer danos mentais à sua saúde.
Bom, existe uma infinidade de coisas para se conversar sobre esses reinos, porém, se eu for falar de tudo, vocês se sentirão atraídos a clicar no "x" vermelho situado no canto superior direito de suas telas, ou simplesmente, irão reclamar da falta de conteúdo, porém quis ser claro e objetivo, então caso você se encaixe no segundo grupo, você é chato, pare de reclamar e preste mais atenção nas aulas de biologia, deixarei links de ótimos vídeos que te ajudarão a gabaritar sua prova.

https://www.youtube.com/watch?v=5Aty7MrKwP8
https://www.youtube.com/watch?v=sC58Emn-sho
(infelizmente, ainda não há vídeos desses reinos do mestre Jubilut)

Nenhum comentário:

Postar um comentário